Coniex
 
Phone Contact
+351 22 961 99 30
 
Email
coniex@coniex.pt

O jateamento ou “sandblasting” na limpeza de peças

1-7-2019

O jateamento ou “sandblasting” na limpeza de peças

O que é o jateamento ou “sandblasting”?
O jato com areia ou jato abrasivo é a pulverização de uma superfície com pequenas partículas abrasivas que se lançam a grande velocidade (regulável) e que interagem com a superfície de forma similar ao lixamento, com o objetivo de lixar, limpar e preparar a superfície para ser revestida.
É utilizada em vários sectores, em diferentes tipos de indústria como construção, automóvel, fundição, mineração ou agricultura para tratar peças de metal, cerâmica, vidro, etc. É também utilizado para o acabamento acetinado de estruturas de aço inoxidável depois de moldado, para uniformizar o acabamento superficial e eliminar as calaminas formadas pelas juntas de solda.
Pode ser realizado em salas onde o operário acede ao interior, em cabines de menor tamanho, onde se introduz a peça, sendo o equipamento operado a partir do exterior ou em processos automáticos para aplicações com maior exigência técnica: shot peening, rugosidade controlada, etc… 
 
Porque limpar com jato de areia?
A limpeza com jato de areia (chamado também “sandblasting”) pode utilizar-se para diversos fins, em materiais distintos como metal, pedra ou madeira. Normalmente é utilizado para remover rapidamente camadas de peças e eliminar sujidade, oxidação ou corrosão, mas a sua utilização permite também substituir o processo de lixamento dos objetos tratados. 
Os equipamentos de jato de areia CONIEX têm a vantagem de reutilização das partículas utilizadas no processo de jateamento. 
Dependendo da empresa, pode também ser utilizado para vários fins: lixar uma peça de metal, criar padrões em vidro, transformar vidro normal em fosco, remover tinta de uma superfície, etc. Como não se utilizam líquidos, praticamente não há resíduos sobre a superfície à exceção de pó. Isso garante que a superfície seja limpa e preparada para a próxima etapa com facilidade. 
 
Jateamento em peças com alto nível de detalhe.
O jateamento não é muito comum em setores onde o acabamento requere detalhe elevado. Não obstante, pode usar-se o jateamento em determinadas peças ou quando se pretende voltar a pintar um objeto. A tinta velha é decapada e a superfície preparada para uma nova camada. Por exemplo, quando se trata de pintar um motor, é muito importante ter uma superfície perfeitamente limpa, bem como livre de corrosão ou oxidação. Ao pintar uma superfície é necessário eliminar por completo a pintura velha e começar do zero com a peça de metal. 
 
Em alguns casos, na CONIEX recomendamos o jateamento para criar padrões mate numa superfície especifica. Devido aos diferentes tipos de areia que se pode utilizar, é possível selecionar entre areia que removerá completamente a pintura ou que apenas ofuscará levemente. 
 
Terminologia errada
Ainda que o termo mais comum seja “jato de areia”, este não é tecnicamente correto, pois há poucas situações em que se utiliza areia real no processo de jateamento. Na maioria dos casos, usam-se outros abrasivos de jateamento.
 
Entre os abrasivos que comercializamos na CONIEX, destacamos as microsferas de vidro, o coríndon branco ou a granalha plástica. Não obstante, também é comum a utilização de abrasivos como casca de noz, carolo de milho. Ainda que, a maioria das aplicações de limpeza com jato de areia se realiza com meio seco, é possível também combinar água com um material abrasivo para realizar um “jateamento em húmido”.
 
Não hesite em contactar o nosso Departamento Técnico se necessitar efetuar um processo automatizado de jateamento ou uma aplicação manual de jato de areia. Os nossos especialistas irão assessorá-lo com o objetivo de encontrar a melhor solução que se adapte às suas necessidades.  
back